A HISTÓRIA DE OTÁVIO ROCHA

 

Otávio Rocha é distrito de Flores da Cunha, na serra gaúcha, uma linda vila onde o tempo tem um ritmo diferente, um lugar para experimentar a cultura da colônia italiana.

Teve sua origem por volta de 1882, quando recebeu os primeiros imigrantes italianos provenientes em sua grande maioria da Província de Vicenza. Os poucos moradores que desbravaram o território eram pequenos lavradores que, com muita dificuldade construíram aqui barracões que serviriam de inicio para abrigar as famílias e os poucos bens que possuíam. Os costumes típicos e o dialeto vicentino são marcas presentes dos primórdios até os dias atuais.

O nome do distrito Otávio Rocha foi uma homenagem do capitão Joaquim Mascarello ao senhor Otávio Rocha em 17 de junho de 1924, passando a considerar a vila como 3º distrito integrando os travessões Marquês do Herval, Jacinta, Marcolino Moura, Pinhal, Carvalho, Esperança, etc. Por este motivo, ainda hoje as pessoas costumam dizer “ah, eu moro no trav. Pinhal, ou Jacinta, ou Marquês do Herval”. O Dr. Otávio Rocha foi um grande político gaúcho, senador, deputado e prefeito de Porto Alegre. O capitão Joaquim Mascarello tinha grande apresso pela vila, por considerá-la um local de muita fé, religiosidade e espírito de comunidade.